sábado, 10 de dezembro de 2011

Eu não sei o que é fotografia artística !!!!

Seminário discute fotografia como arte e como documento. Esse seminário aconteceu no dia 26 de novembro de 2011, na Casa da Ribeira Natal/RN,  onde teve a participação de João Roberto Ripper, fotógrafo humanista que desenvolve projetos em defesa dos direitos humanos, Marcelo Buainain, Isabel Amado, referência nacional em curadoria com mais de 20 anos de experiência (RJ) e  Numo Rama, fotógrafo paraibano radicado no Rio Grande do Norte conhecido por seu trabalho com fotografias panorâmicas e em preto e branco.
Eu ainda estou digerindo as informações da curadora Isabel Amado onde o auge da discussão foi “o que era fotografia artística?”. Pois bem, ela começou sua apresentação apresentando umas fotografias de um fotografo Carioca onde as cenas eram de pessoas simples tomando banho no piscinão de Ramos (aqui no nordeste chamamos de farofeiros)  e classificou aquelas imagens como “arte difícil de vender”, e no decorrer de sua palestra classificou o trabalho do fotógrafo Ripper (palestrante da primeira etapa do seminário) com um trabalho não artístico.
Isso me deixou bastante frustrado, pois a bagagem que a curadora Isabel tem, e as suas indagações sobre o trabalho do Ripper, mostraram o quão é minha ignorância sobre o que é fotografia artística apesar dos meus 17 anos no ramo.
Veja só como eu não entendo nada! Pra mim de todos os palestrantes, o Ripper , com sua apresentação simples e imagens de apelo humanista me deixou envolvido com seu trabalho na forma em que ele descrevia sua obra de maneira tão apaixonada e simples. Caramba!!! Se isso não é arte, eu não sei de mais nada.

Um comentário:

  1. Bacana!De uma coisa eh certa!!vc se tornou fã dele;Heheheh
    Add Aêh mano ricardo_alone@live.com
    Abraço.
    Ricardo Ferreira

    ResponderExcluir